A Camisinha saiu, estourou ou não foi usada? Calma! Já existe uma solução para evitar o HIV. Vem com a PEP!

Entenda mais sobre a tecnologia de prevenção pós-exposição ao HIV

 

Apesar de todo mundo entender muito bem a importância do uso da camisinha, às vezes, nem tudo sai conforme o planejado, né? Se o preservativo saiu, estourou, não foi usado ou você não tem certeza se usou ou não, não precisa se desesperar!

A Profilaxia Pós Exposição (PEP) é uma medida de prevenção ao HIV em casos de possível exposição ao vírus. O tratamento é simples e de fácil acesso, mas, se liga: você tem até 72 horas para tomar. De preferência nas 2 primeiras horas após a relação, basta ir até uma das 27 unidades da Rede Municipal Especializada em IST/Aids da capital, composta por 17 Serviços de Atenção Especializada (SAE) e 10 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Além disso, a PEP também está disponível na Rede de Atenção à Saúde Integral de Pessoas Travestis e Transexuais (Rede SAMPA Trans) e na rede de urgência e emergência 24 horas da cidade de São Paulo, incluindo UPAS e hospitais. 

Vale lembrar que a profilaxia é gratuita e o tratamento deve ser realizado no decorrer de 28 dias para maior sua completa eficácia. Confira no site da prefeitura os endereços de postos de saúde que oferecem a PEP.