Carnaval Fortaleza 2022: Datas, novidades e todas as informações

Notícias

Atualizado em 20/12/2021

Antes visto com otimismo pela Secretaria de Cultura de Fortaleza, o Carnaval de 2022 não deve acontecer na capital cearense pelo segundo ano consecutivo. O planejamento estava em andamento desde o segundo semestre de 2021, incluindo a criação de um edital para viabilizar as festas e desfiles de blocos de rua. No entanto, o Governo do Ceará cancelou a iniciativa.

Os R$ 14 milhões previstos para a realização do Carnaval serão destinados à segurança alimentar, saúde e apoio à cultura. Em 2021, devido à pandemia, o Carnaval de Fortaleza já havia sido cancelado, assim como em todas as outras cidades do país. A realização da festa nas demais capitais ainda é incerta.

Além do Carnaval, o governador do Ceará Camilo Santana proibiu também as festas de Réveillon em todo o estado.

De acordo com a Secultfor, o avanço da vacinação era o principal motivo para dar andamento ao planejamento do Carnaval de 2022. Dessa forma, a cidade estaria preparada para atender às celebrações culturais. No entanto, com a chegada de novas variantes ao Brasil e o ciclo de vacinação ainda longe do ideal, a estratégia é novamente a precaução.

Antes do cancelamento, os próprios blocos de rua ganharam sinal verde e voltaram aos ensaios preparatórios para os desfiles. Blocos como Camaleões da Vila, Pra Quem Gosta É Bom e Luxo da Aldeia foram alguns dos nomes que demonstraram interesse em participar da festa no ano que vem.

O período de Carnaval para 2022 tem data para acontecer oficialmente entre 26 de fevereiro (sábado) e 1º de março (terça-feira). Sem a autorização para a realização dos desfiles e festas populares, o povo de Fortaleza deve contar com eventos fechados e shows nesse calendário.

Continue acompanhando as matérias do Blocos de Rua para saber todas as informações, novidades e atualizações sobre o Carnaval de Fortaleza de 2022.