Mantendo a tradição: Conheça os blocos que tocam música regional

O Carnaval é a festa mais amada do Brasil – mas ela é diferente em cada região do país! As cidades dão um toque pessoal à folia e trazem um pouco da cultura regional que cada lugar apresenta.

E por que não fazer isso por meio da música? A região do Nordeste é uma das mais ricas nesse quesito, oferecendo uma vasta diversidade de ritmos, como forró, frevo, xote e maracatu. O apego por estes gêneros é tanto, que eles foram incorporados até mesmo nos blocos de Carnaval!

Confira abaixo seis blocos de Fortaleza para curtir o melhor da música cearense:

Luxo da Aldeia 

Um dos principais blocos de rua de Fortaleza, o Luxo da Aldeia surgiu para representar a música cearense e seus compositores. O bloco fez seu primeiro desfile em 2007, saindo sempre às sextas-feiras de pré-Carnaval e durante o Carnaval.

O público que segue o Luxo na Aldeia canta e dança ao som de frevos, marchinhas, sambas e maracatus originais do Carnaval do Ceará. Fausto Nilo, Moraes Moreira, Chico César e Amelinha são alguns dos artistas que já se apresentaram ao lado do bloco. Saiba mais sobre o bloco Luxo da Aldeia.

Maracatu Solar

A associação cultural Maracatu Solar surgiu para valorizar e propagar o universo do maracatu, uma das identidades e patrimônios de Fortaleza. Durante o Carnaval, o Maracatu Solar chega a reunir cerca de 300 brincantes. Saiba mais sobre o bloco Maracatu Solar.

Pra Quem Gosta É Bom

Desde 2018, o bloco Pra Quem Gosta É Bom sai às ruas de Fortaleza para carnavalizar ao som de música regional. Acompanhe o bloco e se torne um gostante você também! Saiba mais sobre o bloco Pra Quem Gosta É Bom.

Unidos da Cachorra

Com sua bateria própria, o bloco promete arrastar os foliões para a dança ao som de muito baião, pé de serra, xote e afins do forró. Saiba mais sobre o bloco Unidos da Cachorra.

Hospício Cultural 

O bloco Hospício Cultural veio para matar a saudade das antigas marchinhas, frevos, maracatus e brincadeiras de Carnaval! Saiba mais sobre o bloco Hospício Cultural. 

Pré Na Ladeira 

O Pré na Ladeira já acontece há anos e mistura muito maracatu, samba, axé, frevo e sucessos da MPB para animar os foliões no pré-Carnaval de Fortaleza. Saiba mais sobre o bloco Pré Na Ladeira. Saiba mais sobre o bloco Pré Na Ladeira.