Festa das Flores: conheça datas e programação

Sempre no mês de novembro, a cidade de Joinville, em Santa Catarina, fica ainda mais colorida e animada com a Festa das Flores! Além da exposição, o evento conta com concurso de orquídeas, mercado de plantas, feira multissetorial, oficinas de cultivo, concurso de jardins, concurso da Melhor Idade, palco cultural e praça de alimentação!

A festa costuma acontecer na Expoville, que é um dos maiores centros de convenções da região Sul e conta com um pavilhão de 11 mil metros quadrados, oferecendo ao público conforto com ambiente climatizado e com ampla área de circulação.

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua Floripa: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Florianópolis

Lista de Blocos de Carnaval de Rua Floripa: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Florianópolis

História da Festa das Flores

Há oito décadas, quando o ano está prestes a chegar ao fim, Joinville se transforma em um grande jardim! A Festa das Flores, que acontece no Centro de Convenções e Exposições Expoville, é a mais antiga festa do gênero no Brasil todo. 

Iniciada em 1936 com a Exposição de Flores e Artes Domiciliar (EFA), criada por apaixonados pelas orquídeas nativas, o objetivo era promover o cultivo e encanto pelas flores. Ao longo dos anos, o evento foi crescendo e acabou virando a -como é conhecida hoje- Festa das Flores. Desde o seu primeiro ano, ela só não aconteceu em 1942 e 194 por causa da 2ª Guerra Mundial. 

Atualmente, a festa é reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina, por meio de uma Lei Estadual do ano de 2009 e, em 2010, se tornou a Festa Oficial de Joinville. Cerca de 100 mil pessoas compareceram ao evento todos os anos, vindas de todo o país e até do exterior. Organizada pela Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas – AJAO, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, a Festa das Flores é um evento para todos os públicos.

Como funciona a Festa das Flores

Como o próprio nome já diz, o evento é dedicado a Flores! Além de ver a exposição das mesmas, o público pode também conferir o Mercado de Plantas, a Feira Multissetorial, a Praça Gastronômica, as atrações culturais em dois palcos e/ou as Oficinas de Cultivo em qualquer um dos dias do evento. Então, além de aprender tudo sobre as belezinhas da natureza, é possível se inteirar da cultura de Joinville e região! A Festa das Flores consegue, ao mesmo tempo, ser bonita, cheirosa e cultural! 

Programação Festa das Flores 2023

Data: De 15/11 a 20/11

Horário: Das 9h – 22h

Local: Centro de Convenções e Exposições Expoville – Glória

Preço: R$15,00

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, Florianópolis não tem como ser uma escolha errada! 

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderuafloripa e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval Florianópolis  2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!