Festa da Tainha: conheça datas e programação

A Festa da Tainha é um dos principais eventos de Florianópolis e costuma acontecer em julho. Marcando a temporada de pesca do peixe, o evento conta com intensa programação cultural com shows nacionais, DJs e stand ups animando a galera e, é claro, muitas opções gastronômicas com o prato!

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua Floripa: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Florianópolis

Lista de Blocos de Carnaval de Rua Floripa: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Florianópolis

História da Festa da Tainha

A Festa da Tainha pode acontecer só em julho, mas, os preparativos para o evento já começam meses antes, quando é liberada a pesca artesanal do peixe. Como, desde 2012, a festa é um Patrimônio Cultural de Santa Catarina, a atividade açoriana é celebrada com roda de rendeiras, missa, capoeira e boi de mamão.

O evento foi crescendo tanto e se tornando tão tradicional para a cidade de Floripa que, para a próxima edição, a prefeitura criou um site com atualizações em tempo real dos cardumes capturados pelos pescadores, mostrando o ranking de tainhas pescadas em cada praia!

Como funciona a Festa da Tainha

A tainha, é claro, é a presença ilustre do evento. Na festa, o público pode escolher maneiras diferentes de se deliciar do prato com os mais diversos acompanhamentos. Também são colocados foodtrucks com doces e há um bar de bebidas a preços populares. A festividade reúne toda a comunidade da Barra da Lagoa e valoriza a cultura local com atrações musicais, números folclóricos, exposições de arte e artesanatos locais, sendo assim um evento completo para todos os locais ou turistas que escolhem visitá-lo. 

Programação Festa da Tainha 2023

Data: De 1/5 a 31/7

Local: Ao redor da cidade

Preço: Grátis

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, Florianópolis não tem como ser uma escolha errada! 

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderuafloripa e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval Florianópolis  2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!