Carnaval Brasília 2022: datas, novidades e mais informações

Em 2021, o Carnaval foi cancelado alguns meses antes da chegada do ano, alertando a população de todo o país sobre a pandemia da COVID-19. A chegada da vacinação e a consequente diminuição das contaminações deixou uma esperança para a realização do evento em 2022. No entanto, diversas cidades já suspenderam o Carnaval pelo segundo ano consecutivo, enquanto outras mantêm o planejamento para uma festa segura e organizada.

A Secretaria de Cultura de Brasília havia indicado, em um primeiro momento, que a capital deveria ficar sem Carnaval em 2022. Recentemente, o governador Ibaneis Rocha afirmou que existe a possibilidade de ter desfiles e blocos de rua, dependendo de como estiver a situação da pandemia no próximo ano.

Em novembro, Ibaneis confirmou festas de Réveillon do Distrito Federal em cinco regiões diferentes. Isso pode ser visto com otimismo para aqueles que aguardam a confirmação do Carnaval em fevereiro, já que o Governo está viabilizando a realização de grandes eventos com segurança e aglomeração e terá as festas de Ano Novo como teste para avaliar o comportamento do vírus.

De acordo com Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura, existem duas possibilidades sendo trabalhadas. O plano A é a criação de um edital de R$ 3,9 milhões destinados a atividades de apoio a blocos tradicionais e escolas de samba da capital. O plano B, que depende do calendário de vacinação da população, é a organização do Carnaval de rua.

O feriado do Carnaval de 2022 acontece oficialmente entre 26 de fevereiro (sábado) e 1º de março (terça-feira). Com isso, já são esperadas diversas celebrações durante essas datas caso os eventos sejam autorizados pelo Governo. Mas também vale contar com as tradicionais saídas pré e pós Carnaval, que prolongam ainda mais o calendário para quem curte os desfiles e festas de blocos de rua.