Parada LGBT BH: conheça datas e programação

A Parada LGBT é uma série de eventos de ações afirmativas para a comunidade LGBT+ que comemoram o orgulho e a cultura de pessoas LGBTQIA+. As manifestações acontecem em grandes cidades ao redor do mundo e, é claro, Belo Horizonte não poderia deixar de ser um dos palcos para essa luta tão importante.

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua BH: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Belo Horizonte

Lista de Blocos de Carnaval de Rua BH: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua do Belo Horizonte

História da Parada LGBT BH

A Parada LGBT faz parte de uma série de eventos de ações afirmativas para a comunidade LGBT+ que comemoram o orgulho e a cultura de pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero. As pessoas que participam da parada também se manifestam contra a homo, trans e bifobia, direitos iguais, como o casamento entre pessoas do mesmo sexo e leis contra a discriminação. 

É comum que, ao redor do mundo, a Parada LGBT aconteça próxima ao mês de junho, em homenagem à Rebelião de Stonewall, que consistiu de uma série de manifestações espontâneas de membros da comunidade após, no dia 28/6/1969, a polícia de Nova York ter feito uma batida violenta no bar Stonewall Inn. Diversos protestos foram realizados nas noites que sucederam o caso e foram criados grupos de ativistas. Exatamente um ano depois, em homenagem ao aniversário do motim, aconteceram as primeiras Paradas do Orgulho Gay em Nova York, Los Angeles, São Francisco e Chicago.

O movimento foi crescendo e se espalhando por diversos países do mundo. Ela acontece também na Alemanha, África do Sul, Canadá, Estados Unidos, França, Israel, Portugal e, é claro, no Brasil! Nas terras brasileiras a Parada desfila em SP, RJ, Cabo Frio, Campinas, Sorocaba, Vitória, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Natal, Belém e muitas outras cidades!

A primeira edição da Parada LGBT em Belo Horizonte aconteceu no ano de 1998. Desde então, ela é considerada a maior manifestação popular de massa de caráter social do Estado de Minas Gerais.

O desfile é um evento sócio-político-cultural, onde a comunidade LGBT procura dar visibilidade ao movimento pela luta por direitos humanos. Nas últimas edições, ele aconteceu na Praça da Estação, na região central da capital mineira.

Como funciona a Parada LGBT BH

Com muitas cores e música, a Parada LGBT de Belo Horizonte conta com um desfile de caráter político com um quê de diversão. Artistas que apoiam ou fazem parte da comunidade costumam fazer shows durante a passeata, que acontece na rua é seguida por milhares de pessoas. O público costuma carregar bandeiras arco-íris -que representam a comunidade- pelo trajeto ao ecoarem e demonstrarem seu orgulho LGBT. 

Programação Parada LGBT BH 2023

Data: 9/7

Horário: Em breve

Local: Em breve

Preço: Grátis

Tema: Em breve

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, Belo Horizonte não tem como ser uma escolha errada! 

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderuabh e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval Belo Horizonte 2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!