Carnaval em BH 2020: o que saber para curtir o melhor dos blocos de rua

O carnaval está quase batendo na porta do brasileiro e ,enquanto ele não chega de vez, vale a pena saber algumas informações sobre a cidade onde você vai curtir a folia. Com um dos maiores carnavais de rua do país, Belo Horizonte deve receber uma multidão em desfiles! 

Tá querendo ir para lá? Então se liga nas nossas dicas!

QUANDO ROLA O CARNAVAL

Oficialmente, a festa começa no último fim de semana antes do feriado, entre os dias 16 e 18 de fevereiro. Mas, antes disso já rolam várias festas e ensaios de blocos espalhados pela cidade. Vá conferindo toda a programação aqui!

Já o Carnaval real/oficial começa na sexta-feira, dia 21 de fevereiro. A partir daí a festa rola solta todos os dias até a quarta-feira de cinzas, dia 26.

E quem ainda tiver pique para aproveitar o pós-carnaval, tem os dias 29 e 1º de março para curtir os últimos blocos.

PÚBLICOS E BLOCOS

Desde 2009 o carnaval de rua de Belo Horizonte vem ganhando força e, em 10 anos, a cidade chegou ao número recorde de mais de 4 milhões de foliões em 2019. Apesar da quantidade gigante, os blocos também são muitos; ou seja, não precisa se preocupar em ter que enfrentar multidões se você gosta de uma coisa mais tranquila. E, além dos mais variados tamanhos, os blocos também contemplam diversos estilos musicais.

Quer umas dicas de quais blocos curtir? Alguns dos mais populares de BH são Baianas Ozadas, Funk You, Então, Brilha! e até o carioca Monobloco, que também toca na capital mineira.

Em 2020, serão cerca de 530 desfiles. A prefeitura estima que chegue ao número de 5 milhões de foliões espalhados pelas ruas. É muita coisa, então a chance de encontrar algum que combine com você é boa.

Veja também:

Agenda de Blocos BH: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Belo Horizonte

Lista de Blocos BH:  confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Belo Horizonte

CIRCUITOS

Assim como em muitas cidades com carnaval de rua, BH também tem uma concentração grande de blocos na parte centralizada da cidade. Os mais famosos e cheios costumam ficar nos bairros ao redor do centro, e a prefeitura tem o desafio de levar a folia a outras regiões em 2020.

Ainda assim, a garantia de folia é mesmo pelos bairros Savassi, Floresta, Horto, Santa Efigênia, do Prado. 

TRANSPORTE

Nunca é demais reforçar que carnaval, bebida e direção não combinam, né?! Então, a dica de transporte é sempre optar pelos públicos ou para os aplicativos de carona.

Em Belo Horizonte, além do ônibus, há uma linha de metrô que passa exatamente pela parte central, onde está grande parte dos blocos. Nos últimos anos, o funcionamento das estações teve o horário alterado, ficando abertas até mais tarde. Para mais informações sobre o metrô acesse o site oficial.