Carnaval e MPB: Conheça 8 blocos que misturam os ritmos

É fã de MPB? É fã de Carnaval? Então, folião, sua procura terminou: confira abaixo oito blocos de rua que misturam marchinhas e músicas brasucas em Belo Horizonte.

Agora, é só preparar o glitter – e a voz – e ir para a rua!

 Veja também:
Agenda de Blocos BH: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Belo Horizonte
Lista de Blocos BH:  confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Belo Horizonte

Volta Belchior

Apesar de ser bastante novo (o primeiro desfile rolou em em 2017), o Volta Belchior é um dos mais populares blocos de rua de Belo Horizonte. Com 50 mil foliões em 2018, a expectativa é de arrastar ainda mais gente neste ano. A intenção do grupo é levar a obra do cantor e compositor Belchior para as novas gerações – e com muito samba no pé!

Bloco da Esquina

Ao falar de MPB e Belo Horizonte, não poderia faltar referências ao movimento musical Clube da Esquina. O Bloco da Esquina se dedica a transformar as canções de Lô Borges, Milton Nascimento e Beto Guedes em marchinhas carnavalescas.

Chama o Síndico

O Chama o Síndico tem um dos maiores desfiles da capital mineira, levando os maiores sucessos de Jorge Ben Jor e Tim Maia para as ruas. O bloco é tão grande que já migrou para apresentar seu repertório em outras cidades, sendo uma forte referência no Carnaval de BH.

Chega o Rei

Roberto Carlos, considerado o rei da música popular brasileira, também tem um bloco dedicado só a ele em Belo Horizonte. Não pense que o desfile é voltado para o público mais velho: todas as idades curtem o bloco Chega o Rei.

Acorda Amor

Os fãs de Chico Buarque poderão continuar cantando as músicas de um dos maiores ídolos da MPB do Brasil. O bloco Acorda Amor teve seu primeiro desfile em 2018, quando os organizadores sentiram falta de um desfile dedicado a Chico.

Luz de Tieta

Fazendo sua estreia em 2019, o bloco Luz de Tieta é formado exclusivamente por mulheres. A homenagem vai para Caetano Veloso, que dedica grande parte de suas músicas ao público feminino.

Lindo Bloco do Amor

A música Lindo Lago do Amor, de Gonzaguinha, foi inspirada pela Lagoa da Pampulha. Boa parte das obras do compositor foram feitas em Belo Horizonte, portanto nada mais justo um bloco de rua ser dedicado ao filho do rei do baião. No Lindo Bloco do Amor, sanfona e samba se encontram em releituras das músicas de Gonzaguinha.

Abre-te Sésamo

O eterno maluco beleza tem um bloco nascido em Belo Horizonte para desfilar no Carnaval. O Abre-te Sésamo toca rock and roll de Raul Seixas em ritmo de samba, misturando as influências da vida do artista.