Carnaval BH 2022: Datas, novidades e todas as informações

Atualizado em 15/12/2021

Todo belo-horizontino já sabe que o Carnaval da capital mineira se transformou em um dos maiores do país ao longo dos últimos anos. De longe, a folia de BH foi a que mais cresceu em número de público e blocos de rua desde a retomada da festa popular. No entanto, essa evolução teve que dar um tempo em 2021 após as determinações de segurança impostas para controlar a pandemia da Covid-19.

Se em 2021 não teve Carnaval em nenhum lugar do Brasil, a expectativa é de voltarmos com tudo em 2022. Para o governo de Belo Horizonte, ainda é um momento de muita cautela para pensar na retomada das festas. Como ainda não há previsão de qual será a situação epidemiológica da cidade em fevereiro do próximo ano, a prefeitura não deve patrocinar as festas pelo segundo ano consecutivo.

De qualquer forma, a população de BH pode esperar alguma comemoração de Carnaval em 2022. Blocos e agremiações já ensaiam pensando na folia do próximo ano e o setor aposta em uma festa reduzida para não colocar ninguém em risco, sempre respeitando as normas de saúde. Uma das condições para que o evento aconteça é o alto nível de imunização dos cidadãos.

Atualmente, representantes das ligas de blocos, das escolas de samba e associações de blocos carnavalescos se reúnem para encontrar uma forma de viabilizar o Carnaval em 2022. Com isso, são esperadas aglomerações bem menores do que o dos últimos anos caso exista autorização da vigilância sanitária.

Como forma alternativa às festas abertas com blocos de rua, os foliões também podem contar com eventos fechados com a presença de grandes artistas do Carnaval. “We Love Carnaval” está programado para acontecer em todos os dias do feriado com Ivete Sangalo, Gusttavo Lima, Jorge & Mateus, Saulo e muito mais. “Carnaval do Mirante” e “Carnaval do Bem” são outras festas na agenda de Belo Horizonte.

Lives de Carnaval

Enquanto alguns blocos se movimentam para que o Carnaval aconteça pessoalmente, outros entendem que vale mais a pena esperar 2023. Por isso, blocos como Unidos do Samba Queixinho apostam em celebrações virtuais como a festa “Carnaval Tá On”.

Em 2021, as lives de Carnaval preencheram a agenda de Carnaval e vale ficar de olho aqui no Blocos de Rua para ficar por dentro das novidades.