Pré-Carnaval BH 2024: Sábado tem Andacunfé, Clandestinas, Creuzebeck e mais!

Quem mais já está aguardando ansiosamente pelo Carnaval de 2024 em BH? A boa notícia é que na capital mineira já tem blocos na rua antes do feriado chegar!

Com o período pré-Carnaval agitando Belo Horizonte logo cedo, a cidade já tem blocos de rua desfilando nos dias 3 e 4 de fevereiro. São dois dias dando um gostinho do que vem por aí com muita festa.

Veja também:

Agenda de Blocos BH 2024: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Belo Horizonte

Lista de Blocos BH 2024:  confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Belo Horizonte

Confira os melhores blocos para o pré-Carnaval de Belo Horizonte no sábado, 03 de fevereiro de 2024:

Andacunfé

O bloco Andacunfé vem debaixo do barro do chão, refazend’aquela refestança, pra homenagear um grande mestre da resistência e da música popular brasileira: Gilberto Gil. Saiba mais sobre o Andacunfé.

Atenção Creuzebeck

Fundado em 2019, o bloco Atenção Creuzebeck faz referência aos Mamonas Assassinas. No repertório, além dos maiores clássicos da banda homenageada, tem hits de rock e grupos que marcaram os anos 90. Saiba mais sobre o Atenção Creuzebeck.

A Justiça Não É Cega

O bloco A Justiça Não É Cega surgiu em 2015 com um pequeno grupo de amigos e logo se multiplicou, levando samba para o Carnaval de BH. Saiba mais sobre o bloco A Justiça Não É Cega.

Bloco do Amor

Com objetivo de promover o respeito à mulher e celebrar a diversidade de gênero, o Bloco do Amor – Quem Ama Não Mata leva energia e alegria para as ruas de Belo Horizonte. O bloco não apenas relembra as tradicionais marchinhas de Carnaval, mas apresenta um repertório diversificado, incluindo MPB, Jovem Guarda e Rock. Saiba mais sobre o bloco Bloco do Amor.

Bloco do Barulho

Em seu segundo ano de Carnaval, o Bloco do Barulho vai movimentar as ruas de BH neste sábado. O bloco foi criado em 2023 a partir da Banda de Poesia BMP-BarulhoMusicoPoesia no bar São Jorge Buraco de Minhoca. Seu objetivo é incentivar a poesia com música livre, carnaval, dança, canto, performance e muito mais! Os estilos de música do bloco variam entre música experimental, samba, MPB, rap, funk, jazz, blues, rock, punk, mesclados às poesias autorais, marginais, periféricas, contos, repentes e cordel. Saiba mais sobre o Bloco do Barulho.

Clandestinas

O Bloco ClandesTinas surgiu da Casa de Referência da Mulher Tina Martins, iniciativa do Movimento de Mulheres Olga Benário. É um bloco feminista, antirracista, antifascista, que reúne uma diversidade de mulheres e mostra que, para além da diversão, elas podem tocar, reger e organizar um bloco de carnaval, ocupando a cidade com cores, brilho e força. Saiba mais sobre o bloco Clandestinas.

Copo Cheio

Criado em 2015, o bloco é realizado com funcionários, amigos e clientes da Árvore, um laboratório de comunicação, se unindo para celebrar o pré carnaval. Ao som de muito axé, samba e as clássicas marchinhas de carnaval, o bloco é formado por uma bateria convidada de 10 pessoas, na praça Nova York, no bairro Sion. Antes chamado “Aprova aí que eu quero sambar”, em referência à rotina de uma agência de comunicação e a interação com os clientes. Atualmente o bloco mudou seu nome para Bloco do Copo Cheio, em referência à uma das frases mais repetidas em projeto com os clientes: “A comunicação deve ser um copo cheio”. Saiba mais sobre o bloco Copo Cheio.

Cómo Te Lhama?

O Bloco Como te Lhama foi criado em 2017 e tem como ritmo a cumbia. Com a temática de música latina, a banda conta com instrumentos como surdo, xequerê, ganzá, trompete, sax e trombone. Saiba mais sobre o bloco Cómo Te Lhama?

Deixa Falar

Bloco fundado em 2013 com camisas, chapéus estandarte e bandeira representando as pessoas com mais de 40 anos e familiares. Saiba mais sobre o bloco Deixa Falar. Saiba mais sobre o bloco Deixa Falar

Então, Planta!

Fundado em 2019, o A.r.b.o.r.i.z.a. B.H. é um coletivo de plantio de árvores no bairro de Santa Tereza com o objetivo de aumentar a relação de árvores por habitante segundo a recomendação da Organização Mundial de Saúde e, como consequência, melhorar a qualidade do ar e de vida, sombrear as ruas e fazer um trabalho de educação ambiental. Quer saúde respiratória, evitar insolação e manter a cerveja gelada por mais tempo debaixo da sombra? Então planta! Saiba mais sobre o bloco Então, Planta!

Emoriô

O Bloco Emoriô foi criado por dois professores de percussão, Lázaro e Vinícius, que decidiram compartilhar seu conhecimento de forma simples e direta. Ambos tiveram passagens em grandes blocos carnavalescos brasileiros e, juntos, passaram a compartilhar seus aprendizados. O nome “Emoriô” tem raízes na cultura afro-brasileira, derivando da expressão que significa “Elo, ligação, união”. Essa escolha representa a essência do bloco, que busca unir pessoas por meio da música e da percussão. O Bloco oferece ao público um repertório bem variado, indo desde o axé, samba, MPB, a vários outros ritmos e estilos que são puramente brasileiros. Saiba mais sobre o Bloco Emoriô.

Fera Neném

Com um repertório com cantigas, sambas de roda, cirandas, frevos, marchinhas, ijexás, totalmente voltado às crianças, o bloco Fera Neném foi fundado em 2014. Saiba mais sobre o Fera Neném.

Bloco Fruto Proibido

O Bloco Fruto Proibido chega às ruas de Belo Horizonte para homenagear Rita Lee, a Padroeira da Liberdade. Ela que atuou em diversas frentes, marcando não apenas a música brasileira, mas a cultura como um todo. Saiba mais sobre o Fruto Proibido.

bloco Garota Eu Vou Pro Califórnia

O bloco Garota Eu Vou Pro Califórnia é um sonho de Carnaval que deu certo. Com 70 integrantes na bateria e 30 dançarinos, o grupo desfila para a região noroeste de Belo Horizonte. O nome do bloco é uma referência à música homônima de Lulu Santos, assim como uma homenagem ao Conjunto Califórnia onde se concentra. Saiba mais sobre o Garota Eu Vou Pro Califórnia.

Mama na Vaca

O bloco Mamá na Vaca é uma celebração à vaquinha da Rua Leopoldina, nas ruas do Santo Antônio e São Pedro, no bairro de Santo Antônio, em BH! Saiba mais sobre o bloco Mama na Vaca.

Miame Beat

O Bloko Miame Beat é fixo e conta com caixa de som, grupos de danças, participação de Djs, Mcs, Beeboys e Beegril. O bloco leva para as ruas de BH todos os gêneros da Dance music e hip hop. Saiba mais sobre o Miame Beat.

Quem É Essa Aí, Papai?

Unindo diversas baterias universitárias do estado de Minas Gerias, o bloco Quem É Essa Aí, Papai? é um dos mais prestigiados do Carnaval de BH. O repertório vai desde axé até MPB, passando por samba e pagode, tocados por uma bateria completa com mais de 200 percussionistas. Saiba mais sobre o Quem É Essa Aí, Papai?

Us Beethoven

A música brega encontra o seu lugar de honra no Bloco Us Beethoven. Com seu quarto desfile, o bloco homenageia o repertório de artistas brasileiros como Wando, Sidney Magal, entre outros. Saiba mais sobre o Us Beethoven.