Carnaval no Centro: conheça os maiores blocos da região em BH

O Centro da cidade de Belo Horizonte conta com dezenas de blocos de rua, do mais intimista até os mais badalados.

Para você ficar por dentro, confira uma lista com os 15 principais blocos que desfilam no Centro de BH – e prepare-se para a folia de 2020!

 Veja também:
Agenda de Blocos BH: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Belo Horizonte
Lista de Blocos BH:  confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Belo Horizonte

Baianas Ozadas

Convidando a cidade de Belo Horizonte para curtir o Carnaval de um jeito baiano com saias, turbantes e balangandãs, o Baianas Ozadas trouxe à festa um novo tempero: os ritmos e músicas da Bahia com legitimidade e irreverência. Essa é a “ozadia” que contagiou a massa e que, no carnaval de 2018, fez o bloco ser seguido por mais de 650 mil foliões. Saiba mais.

Então, Brilha!

O Bloco Então, Brilha! foi criado em 2010 e desde então leva o lema “gente é pra brilhar” às ruas da capital mineira. Com muito rosa e dourado e com o objetivo de fazer ressurgir o Carnaval de rua, a agremiação levanta a bandeira da alegria e da diversidade por meio de muita música boa! Saiba mais.

@bsurda

A festa @bsurda expandiu os horizontes e criou o próprio bloco de rua! Desde 2009, o evento toca o melhor do pop para o público LGBT de Belo Horizonte. No Carnaval, os DJs residentes se revezam no trio elétrico para fazer o bloco mais sem frescuras da cidade. Saiba mais.

Bloco dos Hermanos

O Bloco dos Hermanos foi criado em 2017 por membros da banda Los Otros, que homenageia o Los Hermanos. O repertório do bloco mistura as músicas do Los Hermanos e diversos ritmos: tem samba-reggae, ijexá, axé, samba-duro e até arrocha e funk. Saiba mais.

Baque de Mina

O bloco Baque de Mina é formado somente por mulheres. Desfilando pelas ruas de Belo Horizonte desde 2013, tem 30 batuqueiras e uma regente e tem por objetivo o fortalecimento do feminismo. O gênero musical do bloco é o maracatu. Saiba mais.

Angola Janga

O bloco Afro Angola Janga foi criado em 2015 dedicado ao empoderamento negro por meio das práticas e repertórios. O desfile de Carnaval por BH tem a intenção de criar mais um espaço negro na cidade, e conta com cerca de 80 integrantes. Saiba mais.

Bloco da Fofoca

O Bloco da Fofoca leva releituras do carimbó para o Carnaval de BH! O gênero do Norte do Brasil, que tem origens e referências indígenas, africanas e portuguesas, ganha uma identidade nova para o desfile carnavalesco! Saiba mais.

Bloco do Mujica

O Bloco do Mujica celebra a brasilidade, paz, amor e liberdade! Unindo velhas antigas a novas tendências musicais, o desfile promete muito samba no pé ao som da bateria. Saiba mais.

Bloco Faraó

A mistura do Brasil com o Egito ganhou espaço no carnaval de Belo Horizonte com o Bloco Faraó. Com bateria, alas de dança, naipe de vozes que somam um total de 380 integrantes, o bloco promete trazer muito axé para a folia mineira. Saiba mais.

Tiete da Vevete

Como sugere o nome, o bloco Tiete da Vevete é uma grande celebração dos fãs à cantora ícone do carnaval brasileiro Ivete Sangalo. Atualmente o bloco conta com uma banda completa e uma bateria com 70 integrantes, além de uma ala de dança e vozes. Saiba mais.

Eu Avisei

O Bloco Eu Avisei chegou para debochar! Sempre com muito humor, a ideia do bloco é fazer com que qualquer pessoa possa atuar diretamente no Carnaval da capital mineira. Saiba mais.

Hip Hop Folia

O Bloco Hip Hop Folia foi criado pelo Matriarcas Mob, um coletivo feminino ligado à cultura Hip Hop. No repertório tem muito rap nacional, trap, boombap, underground e as clássicas do vídeo trax! Saiba mais.

Quando Come Se Lambuza

O Quando Come Se Lambuza desfila desde 2014, quando foi criado em comemoração ao aniversário do mestre de bateria Melado. O bloco conta com cerca de 180 ritmistas e instrumentos de escola de samba, que garantem muita música boa e diversão às centenas de foliões que seguem o desfile. Saiba mais.

Tira o Queijo

Bloco perfeito para os amantes do Maracatu, gênero musical tocado pela bateria do bloco Tira o Queijo! O grupo desfila no chão acompanhando os foliões. É tradição e o bloco sai, mesmo com chuva, na sexta de carnaval. Saiba mais.

Fecha a Santa

O Fecha a Santa é a união de todos os blocos LGBT de Belo Horizonte. Organizado pelos grupos “Beijo no seu preconceito” e Frente Autônoma LGBTQ, o desfile vai às ruas da capital mineira no último dia de Carnaval. Saiba mais.