Os blocos de rua do Carnaval de Belo Horizonte cresceram e podem ganhar ainda mais protagonismo em 2019.
Com 590 bloquinhos e uma expectativa de 4,5 milhões de pessoas neste ano, o Carnaval de Belo Horizonte já pode ser apontado como um destino certo para curtir a folia, ganhando destaque nas rotas mais tradicionais do país. A capital mineira pretende ficar à frente das festas de Salvador e Rio de Janeiro, perdendo em número de desfiles somente para São Paulo.
Veja também:
– Agenda de Blocos BH: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Belo Horizonte
– Lista de Blocos BH: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Belo Horizonte
O número de foliões cresceu 26% entre 2017 e 2018, e a estimativa da Belotur, secretaria de turismo responsável pelo Carnaval, é aumentar em 20% o número de participantes neste ano.
O aumento no número de bloquinhos e carnavalescos não foi a única novidade. A prefeitura dará auxílio financeiro a 96 blocos – 16 a mais do que no ano anterior. Os valores podem chegar a até R$ 10.000 e serão destinados à melhora da estrutura.
Em Belo Horizonte, o cadastro de agremiações na prefeitura não é obrigatório, mas os blocos que optarem em não fazê-lo deixarão de contar com a infraestrutura de banheiros químicos, fechamento de vias, divulgação, segurança e limpeza.
Para a segurança e infraestrutura, a Belotur informou que irá melhorar a disponibilidade de banheiros químicos e contará com um forte sistema de inteligência aliadas a mais de 30 órgãos, além do policiamento.
O Carnaval de 2019 ocorre entre sexta (1º/3) até quarta (6/3). A festa dos blocos de rua começa em fevereiro, e os eventos continuam com o pós-Carnaval.