Você que é folião e adora os festejos de Momo, não pense que este é um privilégio brasileiro. É verdade que quando se fala em Carnaval, somos uma referência, mas essa festa também existe em diversas partes do mundo, com blocos de rua, bailes de máscara, carros alegóricos e muita diversão.
A festa começa no início do mês de fevereiro com bandas de rua, shows ao ar livre e comemorações festivas por toda a cidade. Mas, diferentemente do tradicional no Brasil, a terça-feira é o último dia de folia e é conhecida como Mardi Gras ou “terça feira gorda”.
A cidade inteirinha de Cadiz é tomada pelo Carnaval e pela música. Concursos, bandas, fantasias super elaboradas, máscaras, espetáculos musicais e blocos de rua colorem a semana dos gaditanos (moradores locais). A imagem divertida e alegre do Carnaval de Cadiz o transforma em uma festa única, celebrada por pessoas do mundo todo.
Veja também:
– Agenda de Blocos SP: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de São Paulo
– Lista de Blocos SP: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua São Paulo
Um dos mais celebrados carnavais do mundo, o de Veneza conta com fantasias incríveis, bailes de máscara, bandas de rua, apresentações públicas, fogos de artifício e muitas outras atrações.
A festa acontece desde o século XIV e já foi considerada patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.
O personagem principal da festa é o Gilles, que representa os mais antigos participantes do Carnaval, e cerca de mil homens são escolhidos para se fantasiarem como ele. Desfilam pela cidade mascarados, tocando tambores, sacudindo varas para espantar os maus espíritos e fazendo muita bagunça.
O evento folclórico inclui pierrôs, arlequins, bandas de rua e procissões.
É preciso muita coragem para enfrentar temperaturas baixíssimas e comemorar o animado Carnaval de Québec. A festa envolve a construção de um palácio de gelo, competição de esculturas de neve, corrida de canoa no rio congelado, música, dança e desfiles noturnos, entre outras atrações.
Este festival agita multidões. O primeiro dia dos festejos é chamado Weiberfastnacht, que significa “a quinta-feira das mulheres”, A partir daí, as ruas das cidade são coloridas por fantasias criativas e quentinhas, para que os foliões possam aguentar o frio.
Não se espante ao ouvir o brado “Kölle Alaaf” – “Viva Colônia”, repetido a plenos pulmões.
O início da temporada acontece em 11 de novembro e vai até quarta-feira de cinzas.
É, sem dúvida, o mais importante evento da Riviera Francesa no inverno. As ruas, enfeitadas para as festividades, ficam multicoloridas pelas fantasias dos foliões e pelos carros alegóricos. E a linda Batalha das Flores, desfile de carros floridos de onde personagens fantasiados lançam flores ao público, é um dos momentos mais esperados.